sábado, 15 de junho de 2013

Grandes Problemas - Pequenas Soluções

     01) Ao entrar numa igreja fui ao altar onde estavam as imagens de três santos: Santo Antônio, São José e São Benedito. Dirigi-me a Santo Antônio e fale: Dobre o dinheiro que tenho no bolso que darei R$ 20,00. O santo dobrou e lhe dei a quantia prometida; em seguida, virei-me para São José e fiz a mesma proposta. O santo atendeu e lhe dei os R$ 20,00 prometido; por fim, fiz igual proposta a Santo Benedito e este prontamente aceitou, dobrando o que estava em meu bolso. Dei-lhe, então, os R$ 20,00 que havia prometido; só que desta feita, fiquei sem nenhum dinheiro, fiquei "quebado. Quanto eu possía ao entrar na igreja?
Solução:
Vamos começar por onde tal pessoa fica "lisa":
Antes do último santo dobrar o dinheiro, tal pessoa (eu) tinha: R$ 20,00 ÷ 2 = R$ 10,00 (tinha)
Antes do penúltimo santo tinha :  (10 + 20) ÷ 2 = 30 ÷ 2 = R$ 15,00
Antes do primeiro santo tinha : (20 + 15) ÷ 2 = 35 ÷ 2 = R$ 17,50
Resposta .: Tinha R$ 17,50

     02) Uma senhora levava uma cessta de ovos para dar de presente aos seus netos. o primeiro ela deu a metade dos ovos mais meio ovo; ao segundo, deu a metade do que restou mais meio ovo, finalmente, ao terceiro neto ela deu a metade do ainda sobrou e mais meio ovo, não sobrando desta feita, nenhum ovo. Convém informar que na distribuição não foi quebrado enhum ovo. Quantos ovos a senhora tinha na cesa?
Solução:
Vamos começar por onde a senhora fica sem ovos :  2 ÷ 2 = 1 (tinha antes de ficar sem nenhum ovo)
Com relação ao penúltimo neto:  2 + 1 = 3
Com relação ao primeiro neto : ( 2 . 3 ) + 1 = 7
Resposta .: Levava 7 ovos

    03) Ao mercado, certo lavrador trouxe aves para vender. No 1° dia, vendeu a metade das aves; no 2° dia, vendeu a metade do resto, e morreram 3 aves; no 3° dia, vendeu a metade das aves restantes e roubaram-lhe 3, no 4° dia, vendeu a metade do resto e sobraram-lhe 9 aves. Quantas aves de cada vez vendeu.
Solução:
Começando de trás para frente:  ( 2 . 9 ) - 9 = 18 - 9 = 9 aves (4º dia)
No 3º dia : ( 2 . 9 ) + 3= 18 + 3 = 21 aves
No 2° dia : ( 2 . 21 ) + 3 = 42 + 3 = 45 aves
No 1° dia : 2 . 45 = 90 aves

Raimundo Adalberto Albuquerque - ♏ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário